domingo, 7 de junho de 2009

Todos esperam.

Todos nós temos um sitio, aquele sitio onde procuramos as respostas, meditamos nos porquês, mudamos as perguntas, e inventamos razões para ultrapassar (ou não) o que quer que seja que vai ocorrendo na nossa vida.
Durante muito tempo tive esse sitio (isto é quase segredo, agora deixará de ser).
O Aeroporto.
Txiii...
Ver o compasso de espera da ansiedade das pessoas que vieram fazer isso mesmo, esperar.
O abrir das portas, e a cara de "Será?" dos que esperam. Não era. Via-se sempre, nos pormenores, a ansia. O tremer das mãos, o roer das unhas, o bater do pé, o levantar e sentar contínuo, o ir fumar muito depressa (não fossem ele/a chegar), o pôr as mãos na cabeça, o olhar para o relógio de minuto a minuto.
Quase me sentia igual quando as observava.
O abrir das portas e a cara "É. Chegou." O sorriso, a correria, o apertar, o beijar, o agarrar. O ter tantas coisas para contar. O querer saber tudo, o querer contar tudo. As expressões faciais. O olhar intenso e colado.

Lembrei-me desta sensação quando me passeava pela estação da Campanhã e vi as mesmas expressões. A ansiedade de encontrar alguém, ver quem nos espera. O desviar das pessoas sem as ver, só para olhar para o fundo, o empurrar os outros (a mim, caíu-me o livro ao chão, a carteira e o telemóvel e nem por um segundo me importei, via-se a felicidade do reencontro), o correr, o abraço, o beijo, o olhar.

E toda a nossa vida se resume a isto, apesar de todas as viagens que façamos, sejam elas longas ou compridas, o que importa é quem nos espera.
É a segurança que os outros transportam e transmitem na nossa vida. Esse poder é assustador e de uma coragem imensa. É seguir a viagem do dia a dia a saber que ao fim do dia, quando nos enroscarmos no sofá, tudo fará sentido. Porque deixamos que alguém nos esperasse.

Todos nós temos um sitio, aquele sitio... esse sitio, somos nós. As respostas estão em nós.

Sem comentários: