sexta-feira, 19 de março de 2010

Sou um 8!

"Eneagrama - 8

Resolveu encarar, vai à luta! parabéns! Você pode ser um "tipo" 8 no Eneagrama. Leia a breve descrição abaixo e veja se ela lhe "toca". Este teste é apenas uma possibilidade, uma orientação. Usar o Eneagrama para autodesenvolvimento é tarefa pessoal.

Fortes, confrontadores, obstinados e firmes, os 8 têm paixão pelo excesso, pela intensidade de todo tipo de estímulo. Buscam sempre "adrenalina". São geralmente pessoas rebeldes, mandonas, protetoras, dogmáticas e radicais. Assumem o controle de tudo que fazem, desde as coisas mais banais, até as mais significativas. Aparentemente agressivas, são normalmente inconscientes da sua força, pois consideram-se apenas directas e objectivas e intensas.

Estão sempre a desafiar os outros pois só se sentem suficientemente vivos com estímulos excessivos, evitando a interioridade. Pessoas que enfrentam a sua franqueza com evasivas desculpas ou "mentirinhas" serão prontamente confrontadas, são alvos. Os 8 exigem a verdade. Manifestam-se abertamente e dizem sempre o que pensam. Possuem uma ética muito pessoal envolvendo justiça, verdade e integridade que os leva a ideia de "a meu favor ou contra mim". A sua reação às situações é imediata.

A maioria dos 8 irrita-se facilmente. As pessoas podem-se surpreender ao descobrir que, terminada a discussão, a raiva é esquecida, geralmente não é remoída. Defendem e agem pelos "oprimidos", em geral, exageradamente. Sensibilidade é fraqueza, a sua reação, para com aqueles que considera fracos, é o desprezo e a raiva.

Além de não se preocuparem com que os outros pensam, aparentemente, sentem-se no direito de terem prazer, "doa a quem doer". Não entendem bem o "receber", sentem que precisam "tomar" para conseguir o que querem. Para os 8 também é muito difícil pedir, assim, quando o fazem, sai forte e parece exigência.
Podem ser bons líderes, cuidando com firmeza dos seus interesses, e dos interesses do grupo.
A maioria deles, sente que está constantemente a conter a sua energia e evita que as suas emoções sobrecarreguem os outros e eles mesmos."

Sou mesmo um 8?